Considerada por muitos como a feira de tecnologia mais importante do mundo, a CES, em Los Angeles, é sempre palco para apresentação de importantes novidades. Empresas do setor disputam espaço e aproveitam a viabilidade da mostra para revelar ao mundo o que está por vir. Neste ano, o segmento de elétricos foi destaque e chamou atenção tanto com veículos inéditos quanto com soluções de recarga.
A ABB, por exemplo, apresentou nova solução de carregamento residencial batizada de AC Terra Home. De acordo com a empresa, que é líder em tecnologia de transformação digital nas indústrias, o sistema é capaz de priorizar automaticamente a eletricidade de fontes renováveis na hora do carregamento. "Isso permitirá que os usuários façam o melhor uso possível de suas fontes de energia renováveis para reduzir ainda mais sua pegada de carbono", diz a fabricante.
Segundo a ABB, o Terra Home identifica e prioriza automaticamente fontes domésticas renováveis, como energia solar, e foi desenvolvido a partir de pesquisas que identificaram a preferência de consumidores por soluções do tipo. Segundo pesquisa, cerca de 54% dos entrevistados relataram que seriam mais propensos a usar um veículo elétrico se pudessem garantir que a energia elétrica tivesse sido gerada de forma renovável.
Outro diferencial do sistema é o design minimalista, com destaque para a escolha de materiais e opções de capas personalizadas. Segundo a empresa, será possível encaixar o modelo perfeitamente em uma ampla gama de casas e estilos de vida. Além disso, recursos inteligentes como o Plug N Charge permitem o reconhecimento instantâneo e automático entre o carro e o carregador, tornando a autorização de carregamento completamente perfeita.
Há ainda recursos de iluminação interativa que indicam o estado da sessão de carregamento e notificações sobre o status de carregamento - todos acessíveis no aplicativo da empresa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla